Você ja deve ter se deparado com a menção ao famoso prisma, mini-prisma ou até mesmo adesivo refletor, não é mesmo?
Seja para uso em estação total convencional ou até mesmo em estações robóticas, o prisma tem somente uma finalidade:
Minimizar o problema humano na hora de coletar e locar um ponto em que se necessita extrema precisão.
Trata-se de um instrumento eletrônico topográfico que faz medições de ângulos verticais e horizontais, além de distâncias lineares. Ou seja, ele tem como objetivo oferecer medidas planimétricas e altimétricas do terreno com exatidão. Preparada para lidar com qualquer nível de inclinação e diferentes ambientes.
Quer saber mais sobre esta ferramenta?
Como escolher o melhor prisma?
Você não pode fazer uma medição precisa sem um prisma de boa qualidade. Embora o prisma tenha um trabalho relativamente simples no processo de medição eletrônica de distância – para refletir um sinal – sua capacidade de fazer isso depende de vários fatores. A qualidade dos materiais utilizados e o cuidado no processo de produção têm um enorme impacto na sua precisão e capacidade de resistir às condições adversas em um local de trabalho. A Empresa Leica Geosystens tem a linha mais avaliada do mercado, pois entregam além de qualidade, certificação de que o prisma é realmente o que você espera.
Um bom prisma reflete o máximo possível do sinal que recebe. Para fazer isso, ele deve ser bem feito e bem protegido para que sua precisão não seja afetada pelo ambiente. Deve ser capaz de lidar com as distâncias que você precisa, por exemplo, distâncias curtas ou longas exigem revestimentos diferentes. E precisa ser tão robusto que possa cair da altura de um poste e ainda ser tão bom quanto novo.
Os prismas Leica Geosystems são fabricados com vidro da mais alta qualidade, utilizando técnicas de produção sofisticadas, montagem rigorosa e controle de qualidade. a diferença que faz a precisão e a vida útil de um prisma.
Sempre teste o alinhamento do prisma
Um prisma é feito de um bloco de vidro. A maneira como o vidro prismático é fabricado desempenha um papel importante na reflexão de sinais. A precisão do corte, retificação, polimento e montagem dos prismas de vidro influencia diretamente a quantidade de sinal EDM retornado do refletor para a estação total.
Quanto mais precisos forem os ângulos dos cantos e as superfícies do vidro, melhor será o retorno do sinal na mesma direção e melhor será sua intensidade. Se o ângulo do prisma estiver apenas alguns segundos fora da especificação, o sinal retornado perderá o instrumento e a distância não poderá ser medida.
Verifique o material que ele o prisma é constituído
O quão bem um prisma reflete o sinal infravermelho EDM depende do material de que é feito e da qualidade da superfície. Os refletores da Leica Geosystems são revestidos com cobre porque oferecem a melhor refletividade em toda a faixa de comprimentos de onda EDM usados pelas estações totais Leica Geosystems (660nm – 850nm), é um material robusto e não corrói, graças a uma camada de verniz apropriada na topo do revestimento de cobre. Também usamos um revestimento anti-reflexo para evitar erros de medição a curta distância.
Prismas sem revestimento anti-reflexo geralmente causam erros em distâncias curtas porque a frente de um prisma sempre reflete diretamente uma certa porcentagem de um sinal e pode criar uma leitura falsa.
Confira a precisão e constante prismática do modelo
Além do prisma de alta qualidade, um fator importante quando se trata de levantamento preciso é o que chamamos de precisão de centralização. A precisão de centralização é o alinhamento e a colocação adequada do prisma no suporte do prisma e no pino de montagem. Há um alto risco de erros de medição quando os suportes de prisma originais não são usados, pois esses suportes “falsos” não são configurados de acordo com os padrões.
Riscos de usar um prisma ruim no seu levantamento
O uso de acessórios de baixa qualidade pode afetar seu trabalho. Um prisma mal construído impedirá que você obtenha medições precisas, independentemente da qualidade ou do custo de sua estação total. Mesmo para tarefas de levantamento que podem tolerar uma faixa mais ampla de precisão, em centímetros em vez de milímetros, prismas de baixa qualidade não serão úteis por muito tempo devido à sua fragilidade.
As equipes de atendimento ao cliente da Leica Geosystems investigam quaisquer relatórios de clientes que entram em contato com um problema nas coletas. Na maioria dos casos, o problema está sendo causado por acessórios de terceiros, muitos alegando ser semelhantes aos acessórios Leica.
Então sempre preze por utilizar o prisma e suporte adequados para o seu equipamento, evitando assim, um retrabalho caso ocorra alguma descrepância nos seus dados.